FANDANGO EM gUARAQUEÇABA

O fandango caiçara é a cultura tradicional do nosso povo caiçara, regado a modas de violas com rabecas e adufe, danças bailadas e batidas com tamancos, formam todo um modo de vida do povo litorâneo. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN registrou a manifestação como patrimônio imaterial do Brasil em 2012, "é uma expressão musical-coreográfica-poética e festiva, cuja área de ocorrência abrange o litoral sul do Estado de São Paulo e o litoral norte do Estado do Paraná."
Atualmente o fandango acontece nas comunidades através de bailes, festas de santos padroeiros e até em comemorações de aniversário.
E Guaraqueçaba berço de grandes mestres traz essa herança cultural através dos grupos formados e organizados que continuam levando essa tradição, são eles, a "Família Pereira" que reúne mestres da região, Grupo Fandanguará, Canutilho Temperado e Raízes Fandangueiras na Ilha de Superagui composto por crianças e jovens. E como se diz num bom baile de fandango "AMANHECE"!

68751637_491331171683932_509726978534801